Alimentação para bebês
É sabido por todos a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses.
Porém é comum muitas mães cometerem alguns erros na hora de introduzir novos alimentos a dieta do bebê.Uma alimentação inadequada pode acarretar prejuízos a saúde do criança e atrasar seu desenvolvimento,por isso é importante escolher de modo apropriado os alimentos e só oferece-los no tempo devido,respeitando a sua faixa etária e sua aceitação.
De 0 a 6 meses: O bebê deve receber apenas o leite materno como fonte alimentar,pois ele supre todas as necessidades dele nessa fase.Lembrando que não se deve oferecer nenhum outro tipo de alimento ou bebida ao bebê,apenas o leite.Por isso é importante que a mãe mantenha uma boa alimentação,de forma balanceada,que evite frituras,bebidas alcoólicas,gorduras,excesso de sal,refrigerante,cigarro pois afetará diretamente o bebê.
De 6 a 1 ano: É quando se deve introduzir novos alimentos. A recomendação do Ministério da Saúde hoje é que se amamente até os 2 anos de vida da criança porém de forma exclusiva até os 6 meses e como alimentação complementar até os 2 anos.Nessa fase é importante estimular o paladar e olfato da criança,então deve começar a introduzir alimentos tais como papinhas doces e salgadas,que devem ser feitas com verduras e legumes machucados(não triturados no liquificador),Frutas raspadinhas,sucos e água. Não ofereça ao bebê frituras,produtos enlatados,refrigerantes,salgadinhos e mel pois podem ocasionar problemas gástricos ao bebê pois seu sensível organismo ainda não está pronto.Sem contar toxinas patogênicas que podem ser transmitidas a ele por esses alimentos.
De 1 a 3 anos: A criança precisa ser estimulada pois nessa fase ela começa a formar seus hábitos alimentares.É preciso induzir a mastigação e estimular pra que a própria criança leve os alimentos até a boca. Pratos coloridos e variados ajudam nisso.Vale ressaltar que não se deve forçar a criança a comer um determinando alimento que ela não tenha tolerado bem,não obrigue a criança a comer pois futuramente ela desenvolvera aversão aquele alimento.Nessa fase a criança já pode começar a ingerir alimentos mais consistentes e até mesmo seguir a dieta da família devendo ter cuidado com excesso de sal e temperos.É muito importante o consumo de frutas e verduras e uma boa hidratação para que a criança se desenvolva de forma adequada. Criar bons hábitos na infância é importante pois grande percentual de crianças obesas se tornam adultos obesos.Criança feliz é criança saudavel e bem nutrida!cuide bem do seu bebê!
Quem é esta bebezinha negra a ultima do seu blog onde conseguiu esta foto? CONTATO davidnovosom@hotmail.com
ResponderExcluirtodas são fotos que encontrei na internt porque??
ResponderExcluir